quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Guitarra Portuguesa (por Daniel Paredes)

A guitarra portuguesa é um cordofone composto com cavalete e botão, cuja caixa harmónica é em forma de pêra. É constituído por seis pares de cordas e já teve diversas afinações, mas a que se enraizou foi a Afinação de Fado: a começar pelas cordas mais agudas, Si - Lá - Mi - Si - Lá - Ré.

De origem remota, a sua proveniência é algo incerta. Foi inicialmente designada por guitarra mourisca, por ter algumas semelhanças com o alaúde, que os árabes introduziram na Península Ibérica na Idade Média. Existe também um parentesco entre a guitarra portuguesa e o cistre, considerado o seu principal antecedente. A partir deste instrumento, sofreu importantes modificações físicas, mas conservou a afinação característica dos cistres, igual número de cordas, assim como a mesma técnica de dedilhação.

Começando por ser instrumento habitual nos salões da alta burguesia, sobreviveu e transformou-se nas mãos do povo, para se tornar, actualmente, num instrumento popular. A guitarra de Fado, como é hoje designada, foi durante muito tempo conhecida por guitarra inglesa. A razão desta designação era devida ao seu fabrico, em Inglaterra, por um luthier chamado Simpson, que fabricava excelentes instrumentos deste género, alguns dos quais exportados para Portugal.

No final do século XIX verifica-se uma revitalização deste instrumento devido à sua associação ao fado de Lisboa, convertido então na canção nacional. Segue-se um período de requalificação social deste instrumento, passando a ser designado por Guitarra Portuguesa.

Actualmente destacam-se dois tipos de Guitarra Portuguesa: a guitarra de Coimbra, e a guitarra de Lisboa, diferentes a nível estético e tímbrico e no papel desempenhado por cada uma. Enquanto que a guitarra de Lisboa desempenha essencialmente um papel solista, dialogando musicalmente com a voz e introduzindo ao longo do fado melodias improvisadas, a Guitarra de Coimbra, é usada no fado de Coimbra como um suporte harmónico.

Na Guitarra portuguesa de Lisboa destacam-se alguns intérpretes como José Luis Nobre Costa e José Manuel Neto, e na guitarra de Coimbra são de destacar os dois impulsores deste estilo, Artur Paredes e o seu filho Carlos Paredes. Ricardo Rocha e Pedro Caldeira Cabral (intérpretes e compositores) são os nomes mais sonantes no que toca à inovação deste instrumento, explorando as suas modernas sonoridades.


http://www.youtube.com/watch?v=8MK8Rrfasho&feature=fvw

http://www.youtube.com/watch?v=r7UDQDl1tcw&feature=related


Guitarra Portuguesa


The Portuguese guitar is a bowed instrument which is composed by an easel and button and whose harmonic case is a pear-shaped one. It consists of six pairs of strings and has already had several tunings, but the one which was rooted was the one of the tuning of “Fado” starting with the most acute strings Si - La - Mi - Si - La - Re.

From remote origin, which is somewhat unclear, it was first called the Moorish guitar, because it had some similarities with the lute, and was introduced in the Iberian Peninsula in the Middle Ages by the Arabs. There is also a strong relationship between the Portuguese guitar and the “Cistre”, which is considered its main antecessor. According to some sources the Portuguese guitar underwent significant physical changes, but kept the cister characteristic tuning, the same number of strings, and the same technique of fingering.It was primarily a usual instrument used in the halls of the high bourgeoisie, it survived and became often played by the simple people of Lisbon belonging to the lower classes of society becoming thus a very popular instrument. The “fado” guitar as it is nowadays called, has long been known as the English guitar. The reason for this designation was due to its English manufacture by a luthier named Simpson, that made excellent instruments of this kind, some of which were exported to Portugal.

In the late nineteenth century there was a revival of this instrument because of its association with the “fado” - fate of Lisbon, then converted into national song. A period of social rehabilitation of the instrument followed, and it become known as the Portuguese Guitar.

Today we can refer and highlight two types of Portuguese guitars - the guitar of Coimbra and the Lisbon guitar. They have got aesthetic and timbre differences and therefore different roles and sounds. While the Lisbon guitar is used to perform soloist roles, musical dialogues with the human voice and thus introducing improvised melodies all through the piece, the guitar of Coimbra, is mostly used in the “Coimbra fado” as a harmonic support. As far as the Lisbon guitar is concerned, we can refer some excellent performers such as José Luis Nobre Costa and José Manuel while as far as the Coimbra guitar Artur Paredes and his son Carlos Paredes can be highlighted. Ricardo Rocha and Pedro Caldeira Cabral (performers and composers) are the biggest names concerning to innovation on this instrument since they explore and try to produce some modern sounds.


http://www.youtube.com/watch?v=8MK8Rrfasho&

://www.youtube.com/watch?v=r7UDQDl1tcw&feature=related




Sem comentários: